Apresentação dos Vinhos Beyra

Beyra e Rui Madeira
No passado dia 3 de Outubro fui convidado para jantar com o Enólogo Rui Reboredo Madeira no restaurante Petra Rio na Expo.

O pretexto foi a consolidação dos seus projectos sob a marca Beyra (anteriormente tínhamos VDS e Beyra) e a apresentação das novas colheitas.

Mesmo estando a meio da vindima conseguiu jantar com a blogosfera vínica lisboeta num ambiente descontraído.

Começamos pelo Beyra branco 2012 que acompanhou muito bem um Cogumelo Paris recheado com bacon, azeitona e mozzarella.

Seguiu-se o Beyra Quartz branco 2012 que se revelou extraordinário com um Atum braseado com arroz basmati e molho de caril (ainda que o atum estivesse demasiado seco).

A conversa esteve óptima e descobrimos que são produzidas 80000 garrafas de Beyra branco e 13000 de Beira Quartz (feito a partir de uvas plantadas em terrenos cheios do minério com o mesmo nome)

Grande Reserva

Passámos para os tintos e começamos pelo Castelo d’Alba Vinhas Velhas Grande Reserva 2011 que acompanhou uma Tempura de tentáculo de polvo com risotto de beterrabas.

PatoAtalaya
A joia da coroa o Atalaya 2011 (só foi produzido 3 vezes) acompanhou o prato da noite, um magnífico Pato na chapa com puré de castanha e requeijão. Um vinho cheio de corpo e que cortou muito bem a gordura do pato.

Provamos uma surpresa (ainda por rotular) o Beyra Superior tinto 2011 que acompanhou um Novilho com queijo da serra gratinado, batata fonte nova e couve de Bruxelas

Para a sobremesa foi escolhido o Beyra branco 2011 que na minha opinião teve alguma dificuldade em acompanhar uma tarte de Lima com Mel de Rosmaninho (que estava talvez um pouco doce demais)

Rui Reboredo Madeira

Como é habito as notas de prova dos vinhos provados encontram-se no adegga e todas as fotos no flickr.

O restaurante
Petra Rio
http://www.petrario.com
Rua Pólo Sul, Loja 1.03.2.3 E
1990-031 Lisboa
21 894 8232

This entry was posted on Tuesday, October 8th, 2013 at 3:04 pm and is filed under Restaurantes, Vinho. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply