Crónicas do Sol da meia noite (Tomo IX)

– Dia 8 [Jokkmokk – Trondheim]

O dia ia ser longo, o destino era Trondheim, na vizinha Noruega.
A estrada, passa por bastantes vilas, os condutores são sempre muito respeitadores do código da estrada e o piso é melhor que o das nossas auto-estradas.

Não fossemos nós romanos em Roma e teríamos chegado mais cedo à Noruega.

Atravessámos centenas de rios, e em todos eles existiam pessoas a pescar, parece que a zona central da Suécia é muito conhecida pela pesca.

Almoçamos umas sandes que fizemos com ingredientes comprados no super-mercado em Jokkmokk. E aproveitamos para comprar uns souvenirs numa loja à beira da estrada. Comprei uma t-shirt muito gira e barata.

Já deviam ser umas 20h quando passámos a fronteira. Nem parámos. Apesar de não pertencer à UE, os acordos entre os países nórdicos também aboliram as fronteiras. Melhor, assim perdemos menos tempo.

Se na Suécia convinha respeitar a velocidade, na Noruega é MESMO necessário. As multas neste país são a peso de ouro, pagas na hora, e aceitam visa. 20Km/h a mais equivalem a cerca de 500€.

Quando chegamos a Trondheim já era tarde, e foi dificil encontrar um restaurante aberto, que não pertencesse a uma qualquer cadeia de hamburguers. Lá descobrimos uma pisaria turca.
Rapidamente percebemos que comer neste país é muito caro. Após a segunda guerra mundial, e depois da fome porque a Noruega passou durante esses anos, e com o dinheiro que nasce (literalmente) no Mar do Norte o país tornou-se auto-suficiente em termos alimentares… isto inclui tomates por exemplo… o que nestas latitudes só com uma estufa mesmo…

_t.jpg

A carne então… nem vou comentar.

Seguimos para o parque de campismo, onde pela primeira vez dormimos junto a um fiorde.


View Larger Map

This entry was posted on Wednesday, September 5th, 2007 at 11:09 pm and is filed under Nórdicos, Viagens. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply